quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O Rio perde mais uma

Que o Ronaldo já foi Fenômeno ninguém duvida.
Que hoje ele está fora de forma, ninguém discorda.
Que ele já está em fim de carreira, todo mundo sabe.
Mas que ele ainda é um fenômeno de marketing não se pode duvidar.
A ida dele para o Corinthians foi uma tremenda bola fora do Flamengo e do Rio.
Com certeza irão dizer que ele não iria acrescentar nada ao medíocre time do Flamengo e não iria mesmo, pelo menos de futebol pouco ou nada acrescentaria. Não consigo vê-lo disputando o Campeonato Carioca e jogando no Eucy Rezende, contra o Boa Vista ou algo similar. Como também não o vejo jogando no interior de São Paulo.
O que perde o Flamengo e o Rio é o marketing que ele tem agregado ao seu nome. Marketing esse que em um dia vendeu mais de cem camisas do Timão com o número nove. Marketing esse que tirou do noticiário o Campeonato vencido pelo São Paulo. Dirão os pessimistas de plantão: logo ele vai estar fora da mídia, assim que aparecer fato novo. Claro! Mas basta ele entrar em campo novamente e os estádios estarão cheios de torcedores secos para vê-lo jogar. E atrás dele um monte de câmeras, que gerarão imagens, que o colocarão em todas as mídias e com isso, toda a publicidade espontânea que resulta. Exposição que chama patrocínio, que gera divisas, que dá lucro. Nem precisa jogar. Mas caso o faça, se fizer bem, chama mais curiosos. Se jogar mal, chama mais críticos que, mais uma vez, o colocarão em evidência e, logicamente, o time onde joga.

Mais publicidade, mais grana.
Que bola fora! Dormiram no ponto!
Marcio Braga vai, certamente, chorar o Kleber Leite derramado.

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